Felice Chiò nasceu em Crescentino, no dia 29 abril 1813 e morreu em Turim em 28 de maio de 1871.
Completou os estudos secundários em Vercelli, Itália. Em 1835, Chiò é licenciado em Filosofia na Universidade de Turim. Pupilo de Giovanni Plana durante o curso de Cálculo Infinitesimal obteve, em 1838, a sua nomeação como Professor de Matemática na Academia Militar,
Em 1854 foi nomeado Professor de Física Matemática da Faculdade de Ciências, onde realizou o curso de Análise e Geometria.
A produção científica de Felice Chiò, embora não muito grande, é profunda e rica, com resultados originais em especial nos domínios da Análise Pura.
Entre as mais importantes contribuições recordamos os estudos sobre a Teoria da Série. Chiò apresenta, em 1841, na Academia de Ciências de Turim uma nota sobre a Série Periódica (regular), onde enfrenta a hostilidade daqueles acadêmicos que defendiam as teorias de Euler, Lagrange e Cauchy. Aconselhado para retirar o seu trabalho, os teoremas serão encontrados, sem o conhecimento de Chiò por K.J. Malmsten e publicada em 1844.
O mais famoso de Chios respeita à correcção de algumas imprecisões feita por Lagrange sobre a série que tem o seu nome. Rejeitada, em um relatório por Carlo Ignazio Giulio e Luigi Federico Menabrea dall'Accademia de Ciências de Turim, este estudo é publicado em Paris dall'Accademia para o envolvimento de A.-L. Cauchy em duas memórias intitulado Recherches sur la série de Lagrange. Chio que comunica estes resultados para o oitavo congresso de cientistas italianos em Génova em 1846 desencadearam uma longa controvérsia com Menabrea que durou até depois da morte de Quíos contra aqueles que, como Angelo Genocchi, eles defenderam posições.
Participam activamente na vida política, Quíos foi deputado para seis legislaturas do Parlamento Europeu e membro do Conselho Superior para os Institutos de Educação.
Participam activamente na vida política, Quíos foi deputado para seis legislaturas do Parlamento Europeu e membro do Conselho Superior para os Institutos de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário